Exercícios sobre artrópodes 7º ano ensino fundamental ciências. Revisando.


ENTENDENDO O CAPÍTULO


1) Que característica dá nome ao grupo dos artrópodes?
Resposta: A presença de articulações.

2) Qual a importância do exoesqueleto dos artrópodes?
Resposta: Além de proteger o animal contra predadores e sustentar o seu corpo, o esqueleto dos artrópodes terrestres é geralmente coberto por uma camada de cera, que diminui a perda de água por evaporação.

3) O que são apêndices? Quais as funções dos apêndices dos artrópodes?
Resposta: Os apêndices são pernas que ao longo da evolução sofreram transformações.
Resposta: Os apêndices desempenham diferentes funções: as antenas servem como órgãos dos sentidos (olfato, e tato); outros apêndices ajudam a pegar comida, a mastigar o alimento e a sugar o néctar, entre ouras funções.

4) Indique o nome dos grupos em que os artrópodes são divididos, exemplificando cada grupo com um representante.
Resposta: Insetos, (borboleta); Crustáceos, (camarão), Aracnídeos, (aranha), Diplópodes, (embuá ou piolhos-de-cobra), Quilópodes (lacraias).

5) Como se divide o corpo dos insetos? Quantas pernas eles possuem?
Resposta: O corpo dos insetos é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome.
Resposta: Há três pares de pernas.

6) Como os insetos respiram?
Resposta: No tórax e no abdome existem aberturas de tubos que são responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico. Esses tubos são chamados de traqueias. O oxigênio entra por esses orifícios e é levado diretamente até as células, sem passar pelo sangue, através das ramificações dos tubos. O gás carbônico segue o caminho inverso.

7) Qual a diferença entre o desenvolvimento de uma borboleta e a traça?
Resposta: A borboleta sofre metamorfose completa, a larva é bem diferente do animal adulto já a traça, o ovo origina um indivíduo semelhante o adulto. O desenvolvimento é direto sem metamorfose.
8) Qual é o órgão respiratório dos crustáceos?
Resposta: Brânquias.

9) Dê exemplos de crustáceos usados na alimentação.
Resposta: lagosta, camarão, caranguejo, siri.

10) Como é dividido o corpo dos crustáceos?
Resposta: Geralmente é dividido em duas partes cefalotórax (formado pela união da cabeça com o tórax) e abdome.

11) As aranhas possuem quelíceras e pedipalpos. O que são essas estruturas e como elas são usadas por esses animais?
Resposta: As quelíceras são estruturas pontiagudas que inoculam veneno numa presa. Os pedipalpos servem para manipular o alimento.

12) Lacraias e piolho-de-cobra pertencem a mesma classe? justifique.
Resposta: Não. Lacraia é um representante dos quilópodes animais que tem o corpo dividido em cabeça e tronco um par de patas por anel. O piolho-de-cobra é um representante dos diplópodes animais herbívoros de movimentos lentos, corpo cilíndrico e dividido em cabeça, um pequeno tórax e abdome, apresenta dois pares de pernas por anel.


DESAFIOS


1) Observe o esquema:

 Que característica permite classificar esse animal como aracnídeo?
a) o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
b) a presença de quelíceras e palpos.
c) o número de patas.
d) a presença de um par de antenas.
Resposta: c

2) A alternativa que indica corretamente as fases de desenvolvimento de um inseto com metamorfose completa é:
a) larva, adulto, ovo, pupa.
b) ovo, larva, pupa, adulto.
c) adulto, larva, pupa, ovo.
d) pupa, ovo, larva, adulto.
Resposta: b

3) Os artrópode estão distribuídos em cinco classes. Qual das classes do quadro abaixo não corresponde corretamente aos seus representantes?
Veja abaixo.

Artrópodes
(classes)
Alguns Representantes;
a) Insetos
Borboletas, mosca, abelha
b) Crustáceos
Ostra, siri, lula, lagosta
c) Aracnídeos
Aranha, escorpião, carrapato
d) Quilópodes
Centopéia ou lacraia
e) Diplópodes
Embuá ou piolho-de-cobra
Resposta: b

4) O gado bovino é vítima frequente da mosca do berne, que coloca ovos sobre a sua pele. As larvas que formam, penetram ali e causam feridas dolorosas. Essas larvas parasitas são representantes do filo dos:
a) artrópodes.
b) platelmintos.
c) anelídeos.
d) nematoides.
Resposta: a

5) Tenho três pares de pernas no tórax que prendem minhas asas, meu corpo é dividido em três partes, um par de antenas para sentir o cheiro e o tato e olhos compostos formados por união de lentes. Quem sou eu?
a) Um aracnídeo.
b) Um crustáceo.
c) Um quilópode
d) Um inseto.
Resposta: d


IDENTIFICANDO


1) Os insetos podem transmitir várias doenças ao ser humano, como malária e doença de chagas.
Identifique em relação a estas doenças:
a) nome do inseto causador.
b) sintomas da doença.
c) formas de prevenção.
Resposta: pessoal

2) Observe a gravura:
Responda:
a) Que estruturas você observa na cabeça?
b) Quantas antenas possui?
c) Localize com um círculo a cabeça o tórax e o abdome.
d) Em que parte do corpo se localiza as asas e as patas?
e) Quantas patas apresenta?
f) Que filo pertence?
g) Que reino pertence?
Resposta: pessoal

Exercícios sobre previsões do tempo, ar atmosférico 6º ano ensino fundamental ciência.


ENTENDENDO O CAPÍTULO


1) Qual é a diferença de tempo e clima?
Resposta: Clima é o conjunto das condições atmosféricas mais frequentes em uma determinada região. Tempo refere-se às condições atmosféricas momentâneas de uma região.

2) O que são estações meteorológicas? Que instrumentos existem nelas?
Resposta: São laboratórios especiais que recebem informações em diferentes instrumentos para o registro e analise das variações das condições atmosféricas. Os instrumentos são termômetros, higrômetros, anemômetros, pluviômetros, entre outros.

2) Com que aparelho determina a direção dos ventos? E a velocidade?
Resposta: A direção dos ventos é determinada por meio de um instrumento chamado biruta.
Para medir a velocidade dos ventos usa um aparelho chamado anemômetro.

3) O que é umidade do ar?
Resposta: A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera, isso caracteriza se o ar é seco ou úmido.

4) Qual é o instrumento usado para medir a umidade do ar?
Resposta: O instrumento que mede a umidade relativa do ar é o higrômetro.

5) De que são feitas as nuvens?
Resposta: Do vapor de água da atmosfera, quando se condensa, transforma-se em gotículas de água no estado líquido. Quando presentes em grande número, essas gotículas formam um conjunto visível, que constitui uma nuvem.

6) Que aparelho se utiliza para medir a quantidade de chuva em determinado lugar?
Resposta: Para fazer essa medição é usado o pluviômetro.

7) Por que a sociedade se preocupa tanto com as previsões meteorológicas?
Possível resposta: Para prevenir danos catastróficos por fenômenos naturais, planejar atividades (viagens, festas e outras),  planejar a produtividade da agricultura.

8) A poluição do ar colabora na formação de ilhas de calor? Explique.
Resposta: Sim, porque a maior parte dos poluentes colaboram na retenção do calor.

9) O que são satélites meteorológicos?
Resposta: São aparelhos que captam imagens da superfície e das camadas atmosféricas da Terra e podem mostrar a formação e o deslocamento de nuvens e das frentes frias ou quentes.

10) As radiossondas são aparelhos que emitem sinais de rádio? Explique qual a função das radiossondas?
Resposta: Sua função é medir a pressão, a umidade e a temperatura das camadas altas da atmosfera.


DESAFIOS


1) As nuvens podem ficar em diferentes altitudes e variar nas suas formas, que dependem de como a nuvem sobe e da temperatura do ar. Relacione as diferentes formas de nuvens da coluna I, com as suas características da coluna II.
Coluna I
a) Cirros.
b) Cúmulos.
c) Estratos.
d) nimbos.

Coluna II
(       ) Nuvens brancas formando grandes grupos, com aspecto de flocos de algodão.
(       ) São nuvens de cor cinza-escuro são portadoras de chuvas.
(       ) Nuvens altas de cor branca, Podem se formadas de cristal de gelo.
(       ) Formam grandes camadas que cobrem o céu, como se fosse um nevoeiro.

A relação correta de cima para baixo é:
A) a, d, c, b
B) b, d, a, c
C) c, a, b, d
D) b, a, d, c
Resposta: b

2) Pedro, um meteorologista atrapalhado, acabou misturando todos os equipamentos de análise da estação meteorológica onde trabalha. Ajude-o a classificar cada aparelho com sua devida função na estação:


Aparelhos meteorológicos

Função (medir, indicar etc.)

( a ) Termômetro

(       ) chuva

( b ) Higrômetro

(       ) direção do vento

( c ) Pluviômetro

(       ) temperatura

( d ) Barômetro

(       ) umidade

( e ) Biruta

(       ) pressão
Resposta de cima para baixo: c, e, a, b, d

3) A velocidade dos ventos é medida com um aparelho chamado:
a) anemômetro.
b) barômetro.
c) higrômetro.
c) termômetro.
Resposta: a

4) Nos aeroportos é muito comum ver ------, instrumento que é muito simples usado para fornecer informações relativas à direção do vento.
Veja a imagem:


O nome do instrumento da imagem acima é:
a) catavento.
b) barômetro.
c) anemômetro
d) biruta.
Resposta: d


IDENTIFICANDO

1) Procure no caça-palavras os seguintes termos relacionados à previsão do tempo:



Resposta:

2) Nas frases:
Hoje está muito quente.
O deserto é quente e seco.
Responda:
a) Qual das afirmativas indica o tempo? E qual indica o clima?
Resposta: A primeira indica o tempo e a segunda  indica o clima.

EXERCÍCIOS sobre equinodermos 7º ano ciências fundamental.


ENTENDENDO O CAPÍTULO


1) Por que os equinodermos receberam este nome?
Resposta: Os equinodermos têm, as vezes, o corpo dotado de espinhos, daí o nome: echinos = espinho e derma = pele (em gego).

2) Qual a estrutura típica dos equinodermos?
Resposta: O sistema ambulacrário.

3) Cite as principais características dos equinodermos?
Resposta: Esqueleto interno e endoesqueleto constituído por placas calcárias.

4) Como é dividido o corpo dos equinodermos?
Resposta: O corpo doa equinodermos pode ser dividido em em várias partes iguais ou equivalentes. Recebe o nome de simetria radial.

5) Os equinodermos possui o tubo digestório completo? Explique.
Resposta: Sim. O tubo digestório dos equinodermos é completo, isto é, alguns possui boca, intestinos e ânus.

6) Cite as principais classes de equinodermos e indique um exemplo de cada uma.
Resposta: Asteróides (estrelas-do-mar); Equinoides (ouriços-do-mar); holoturoides (pepinos-do- mar); Ofiuroides (estrelas-serpentes), Crinoides (lírios-do-mar).

7) Onde vivem os equinodermos?
Resposta: Os equinodermos são todos marinhos,

8) Como é a respiração dos equinodermos?
Resposta: A respiração é feita por brânquias e pelos pés ambulacrários.

9) Fale como é a reprodução dos equinodermos?
Resposta: Os equinodermos realizam reprodução sexuada, com participação de gametas. A fecundação é externa e ocorre na água do ovo sai uma larva que sofre metamorfose e origina um adulto.

10) Como os equinodermos se locomovem?
Resposta: A locomoção dos equinodermos é realizada pelos movimentos coordenados dos numerosos e pequenos pés que eles têm em determinadas regiões do seu corpo.


DESAFIOS


1) Marque a característica que não é relacionada aos equinodermos.
a) Sistema ambulacrário.
b) Exclusivamente marinhos.
c) Esqueleto interno.
d) Corpo dividido em segmentos (anéis).
Resposta: d

2) Pedro, ao mergulhar na água do mar, deparou-se com um animal da figura abaixo.


A que filo pertence o animal da figura:
a) Poríferos.
b) Equinodermos.
c) Moluscos.
d) Anelídeos.
Resposta: b

3) Os papéis de locomoção, circulação, respiração e excreção estão associados a um só sistema em determinado filo, representado em:
a) Sistema respiratório.
b) Sistema circulatório.
c) Sistema ambulacrário.
d) Sistema excretor.
Resposta: c

4) Qual das opções abaixo indica uma característica encontrada nos equinodermos?
a) presença de espinhos.
b) corpo com poros.
c) corpo mole dentro de uma concha.
d) corpo achatado.
Resposta: a


IDENTIFICANDO


1) Identifique a que filo pertence cada um dos animais:
a) estrela-do-mar. Resposta, equinodermos
b) esponja. Resposta, poríferos
c) água viva. Resposta, cnidários
d) minhoca. Resposta, anelídeos
e) serpente-do-mar. Resposta, equinodermos
f) anêmona. Resposta, cnidários
g) mexilhão. Resposta, moluscos
h) craca. Resposta, artrópodes
i) polvo. Resposta, moluscos
j) nereis. Resposta, anelídeos
k) lombriga. Resposta, nematoides
l) sanguessuga. Resposta, anelídeos
m) ouriço-do-mar. Resposta, equinodermos
n) escorpião. Resposta, aracnídeos
o) siri. Resposta, artrópodes
p) lesma. Resposta, moluscos
q) planária. Resposta, platelmintos
r) camarão. Resposta, artrópodes
s) mosca. Resposta, artrópodes
t) náutilos. Resposta, náutilos

Exercícios sobre anelídeos e moluscos 7º ano ciências ensino fundamental.


ENTENDENDO O CAPÍTULO


1) Que característica dos anelídeos dá nome ao filo?
Resposta: O corpo segmentado ou seja dividido em anéis.

2) Quais são os principais representantes dos anelídeos?
Resposta: Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas, os nereis e as sanguessugas.

3) Qual a ocorrência evolutiva que surgiu pela primeira vez entre os anelídeos?
Resposta: A ocorrência evolutiva foi a circulação fechada.

4) Qual a característica usada pelos cientistas para a classificação dos anelídeos em três grupos distintos?
Resposta: A presença ou ausência de cerdas do corpo do animal, como também a quantidade.

5) O que são cerdas e para que servem as cerdas da minhoca?
Resposta: As cerdas são pequenos pelos duros que servem como ganchos ou pontos de apoio na terra ajudando na sua locomoção.

6) Como é a reprodução das minhocas?
Resposta: Alguns anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, eles se fecundam mutuamente.

7) Explique qual o papel importante exercem as minhocas na terra.
Resposta: Ajudam a manter a fertilidade do solo promovendo a aeração com galerias e túneis e a circulação da água.

8) Qual a característica da o nome ao filo molusco?
Resposta: O corpo mole dá nome ao filo molusco. Molusco vem do latim mollis, que quer dizer mole, mais usco, que indica diminutivo.

9) Quais as três divisões do corpo de um molusco?
Resposta: O corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral.

10) Cite dois animais de cada classe de molusco.
Resposta: Gastrópodes; caracóis e lesmas.  Bivalves; ostras e mexilhões. Cefalópodes; polvo e náutilos

11) Explique a diferença existente entre a concha dos moluscos gastrópodes e bivalves.
Resposta: Os gastrópodes possui concha formada por uma única peça (valva) univalves. E os bivalves possui concha formada por duas peças (valvas) bivalves.

12) O caramujo é um gastrópode, ostra um bivalve e o polvo um cefalópode. que características deu nome a essas classes de moluscos?
Resposta: Gastrópode vem do grego; de gaster, significa ventre, e podos, pés ou seja pés no ventre.
Bivalve; a parte bi vem do latim e significa duas assim apresentam concha com duas peças. Assim são os moluscos que tem duas valvas.
Cefalópode; A presença de pés tenáculos na cabeça.


DESAFIOS


1) No Brasil, estima-se que 6 milhões de pessoas estejam contaminadas pelo verme da esquistossomose também chamada doença do caramujo. A doença é mais comum no Nordeste e no Norte de Minas Gerais. O filo e a classe do transmissor da larva do verme esta representado respectivamente em:
a) Molusco e cefalópode.
b) Platelmintos e esquistossomo.
c) Molusco e gastrópode.
d) Molusco e esquistossomo.
Resposta: c

2) Todo agricultor procura ter minhocas no solo onde planta. As minhocas são importantes para:
a) o empobrecimento do solo.
b) a fixação do nitrogênio nas raízes das planta.
c) a produção de oxigênio.
d) a fertilidade do solo.
Resposta: d

3) A classificação correta dos animais polvo, mexilhão e lesma, com suas respectivas classes é:
a) polvo cefalópode - mexilhão bivalve - lesma gastrópode.
b) polvo bivalve - mexilhão gastrópode -  lesma cefalópode.
c) polvo cefalópode - mexilhão gastrópode - lesma bivalve.
d) polvo bivalve - mexilhão cefalópode - lesma bivalve.
Resposta: a

4) Analisando a ilustração a seguir podemos afirmar que o animal representado pertence ao filo:

a) platelminto.
b) anelídeo.
c) nematoide.
d) molusco.
Resposta: d


IDENTIFICANDO


1) Observando as ilustrações abaixo identifique cada animal em platelminto, nematoide, anelídeos e molusco:


 Resposta: a) molusco, b) platelminto, c) anelídeo, d) molusco, e) nematoide, f) anelídeo, g) platelminto, h) nematoide, i) molusco, j) molusco, k) anelídeo, l) molusco,  m) platelminto.

Exercícios sobre Poríferos e Cnidários 7º ano ciências fundamental.


ENTENDENDO O CAPÍTULO


1) Quais os principais filos integram o reino Animalia?
Resposta: Poríferos, Celenterados, Platelmintos, Nematoides, Moluscos, Anelídeos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados.

2) Qual a característica fundamental que diferencia os filos citados acimas dos outros seres até então estudados?
Resposta: São pluricelulares.

3) Como são os seres do filo poríferos?
Resposta: Os poríferos são representados pelas esponjas, que tem organização muito simples, parecendo ser intermediário entre os protozoários e os pluricelulares dos quais podem ter originados.

4) Indique um principal representante dos cnidários.
Resposta: águas-vivas, anêmonas, corais, hidras e caravelas.

5) Por que o filo dos espongiários é chamado de porífero?
Resposta: Esses animais possui o corpo coberto de poros vem dai no nome do filo, porífero, que quer dizer portador de poros.

6) O que são coanócitos?
Resposta? O termo coanócito tem origem grega; vem de choane, funil e kytos, célula, São células flageladas têm uma espécie de colarinho membranoso em forma de funil.

7) O que são espículas?
Resposta: São pequenos espinhos, podem ser de calcário ou de sílica.

8) Como é chamada a forma fixa dos cnidários? Cite exemplos.
Resposta: pólipo, (anêmona e coral).

9) Como é chamada a forma móvel dos cnidários? Cite exemplos.
Resposta: Medusa (água-viva)

10) O que é uma colônia? Cite exemplos de cnidários que formam colônias.
Resposta: Um grupo de seres vivos unidos entre si. Corais e caravelas.


DESAFIOS


1) Marque somente a afirmativa verdadeira:
a) No corpo das esponjas existe cnidoblasto.
b) As esponjas possuem tentáculos ao redor da boca.
c) Os coanócitos são células encontradas nas esponjas.
d) As esponjas possui sistema nervoso.
Resposta: c

2) Sobre os cnidários é correto afirmar que:
a) a agua-viva representa a forma de pólipo.
b) os pólipos são fixos e as medusas são móveis.
c) possuem tubo digestório completo, com boca e ânus.
d) só se reproduzem por reprodução assexuada.
Resposta: b

3) São cnidários geralmente fixos, somente:
a) hidra, água-viva e anêmona.
b) vespa-do-mar, corais e anêmona.
c) corais, água-viva e hidra.
d) hidra, anêmona e corais.
Resposta: d

4) A interdependência entre algas é corais é explicada pela seguinte afirmativa:
a) as algas fornecem alimento aos corais, e estes fornecem sais minerais às algas.
b) as algas protegem os corais de ataques de predadores.
c) as algas ajudam os corais no processo de fotossíntese, já que, estes animais são clorofilados.
d) porque entre eles também vivem outros invertebrados como camarões que se alimentam de algas e matéria orgânica.
Resposta: a

5) Dois animais que pertencem ao mesmo filo das medusas estão indicados em:
a) esponja e hidra.
b) vespa-do-mar e craca.
c) coral e esponja.
d) hidra e anêmona.
Resposta: d


IDENTIFICANDO


1) Na imagem abaixo esta a representação de uma célula exclusiva dos animais do filo poríferos.


a) Que célula está representada?
Resposta: coanócito

b) Qual é o papel desempenhado por esta célula nesses animais?
Resposta: Faz a água circular pelas esponjas e promovem a digestão intracelular.

2) A célula abaixo é encontrada somente no filo dos cnidários. Observe a imagem abaixo:


a) Que célula é essa?
Resposta: Cnidócito

b) Qual é a sua função?
Resposta: atua na defesa do animal e na captura de alimentos.

Confira mais informações no vídeo: REINO ANIMALIA
https://youtu.be/dWpJGaQgAII
Confira mais informações no vídeo: FILO CELENTERADO OU CNIDÁRIOS
https://youtu.be/R8AbOGB2tAs

Exercícios sobre platelmintos e nematoides 7º ano ciências fundamental.


ENTENDENDO O CAPÍTULO


1) Os platelmintos que causam doenças, como a solitária ou o esquistossomo, são parasitas, vivem à custa de outros seres vivos. Dentre os platelmintos existem aqueles que vivem livremente. Onde eles podem ser encontrados?
Resposta: Em ambientes aquáticos, como a água do mar ou a água doce e em terra úmida.

2) Como é o tubo digestório dos platelmintos?
Resposta: O tubo digestório dos platelmintos é incompleto apresenta boca mas não tem ânus.

3) De que se alimentam as planárias?
Resposta: As planárias comem pequenos animais ou restos de animais mortos.

4) O que quer dizer, as planárias são animais hermafroditas?
Resposta: Que não há planárias machos nem planárias fêmeas; cada indivíduo possui tanto órgãos masculinos quanto femininos.

5) Como uma pessoa adquire a teníase?
Resposta: Ingerindo carne mal passada ou cozida.

6) Como podemos prevenir a teníase?
Resposta: Fazendo ingestão de carne bem cozida.

7) Como é causada a cisticercose?
Resposta: A cisticercose é causada pela ingestão de ovos dos vermes conhecidos como solitária.

8) Em que condições a larva do esquistossomo penetra em nosso organismo?
Resposta: As larvas penetra através da pele das pessoas que entram na água contaminada de lagos, lagoas ou riachos para nadar, tomar banho, lavar roupa, pescar e outros.

9) Que medidas devem ser tomadas no combate da esquistossomose?
Resposta: Implantar saneamento básico como canalizar e tratar o esgoto, fornecer água tratada de boa qualidade à população. Campanhas informativas sobre a transmissão da doença e combater o caramujo hospedeiro.

10) Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
a) (   v  ) A lombriga, oxiúro e ancilóstomo são vermes parasitas do filo dos nematoides.
b) (   f   ) O corpo dos nematoides tem forma achatada em forma de fita.
c) (   v  ) O tubo digestório dos nematoides é completo, ou seja com duas aberturas boca e ânus.
d) (   v  ) A lombriga provoca na população a doença chamada ascaridíase.
e) (   f   ) Todos os indivíduos contaminados com lombrigas apresentam sintomas.
f) (   v  ) Hábitos de higiene adequados, como lavar as mãos antes de comer ou pegar em alimentos, lavar com água tratada as frutas e os legumes evita ascaridíase.
g) (  v  ) A ancilostomíase pode ser causada por duas espécies de nematoides.
h) (  v  ) A ancilostomíase pode ser evitada por uso de calçados em solos com focos da doença.
i) (   f   ) As larvas do bicho geográfico penetram na pele quando entramos em água contaminada.
j) (   v  ) A transmissão do oxiúro pode ocorrer de um indivíduo para outro pela inalação da poeira contendo ovos ou por ingestão de alimentos e água contaminados com ovos.
k) (  v ) A filária vive nos vasos linfáticos humanos, causando a filariose, ou elefantíase.


DESAFIOS


1) A prevenção à contaminação pelo Ascaris é feita por exceto:
a) hábitos de higiene adequados.
b) uso de calçados em regiões com foco.
c) consumo de água tratada.
d) uso de instalação sanitária adequada.
Resposta: b

2) O verme Schistosoma mansoni provoca a doença chamada:
a) teníase.
b) ascaridíase.
c) esquistossomose.
d) cisticercose.
Resposta: c

3) Verme que vive livremente que pode medir de alguns milímetros a 60 centímetros de comprimento:
a) planária.
b) tênia.
c) esquistossomo.
d) lombriga.
Resposta: a

4) Assinale a alternativa verdadeira:
a) A transfusão de sangue favorece a transmissão da teníase.
b) As planária são parasitas.
c) A carne mal cozida pode transmitir esquistossomose.
d) A cisticercose pode ser provocada por um tipo de tênia.
Resposta: d



IDENTIFICANDO


1) Nas figuras abaixo identifique os animais no filo correspondente, platelmintos ou nematoides.

Resposta: platelmintos (planária, tênia, esquistossomo)
nematoides (filária, necátor, oxiúro, lombriga)


2) Agora usando a figura acima relacione os vermes parasitas às doenças:
a) teníase ____________________________ tênia
b) esquistossomose __________________________ esquistossomo
c) oxiurose _______________________________ oxiúro
d) filariose ______________________________ filária
e) ascaridíase ___________________________ lombriga
f) ancilostomíase _________________________ necátor