Exercícios sobre propriedades do solo 6º ano ciências fundamental..

1) Uma aluna fazendo uma pesquisa  de campo encontrou dois tipos de solos diferentes, em locais bem longe um do outro. Observando os solos ela verificou as seguintes características.
I- Constituído de pequenas partículas. São pouco permeáveis e a água se empoça neles.
II- São poucos compactos e deixam passar a água facilmente para as camadas mais profundas, pois são muito permeáveis.
Identifique respectivamente os dois tipos de solo relacionado-os com as características citadas acima.
a) I argiloso e II arenoso.
b) I arenoso e II argiloso.
c) I rochoso e II arenosos.
d) I humoso e II argiloso.
R. a

2) Que tipo de solo tem partículas menores:
a) arenoso.
b) argiloso.
c) rochoso.
d) médio.
R. b

3) O húmus presente em certos tipos de solo é resultado:
a) do uso de adubos químicos.
b) do acúmulo de sedimentos minerais.
c) da decomposição das rochas.
d) da decomposição de restos de seres vivos.
R. d

4) Responda:
a) Quais os principais agentes que provocam a fragmentação das rochas para a formação dos solos?
R. Chuvas, mudanças de temperaturas, os ventos.

5) Qual o solo mais poroso?
R. arenoso

6) Quais os problemas causados pela falta de vegetação no solo?
R. assoreamento de rios represas açudes e outros, erosão, voçorocas, empobrecimento falta de minerais etc.

7) Assinale V para as frases verdadeiras e F para falsas.
(  f   ) A erosão nunca causa problemas para as embarcações que trafegam nos rios.
(  f   ) São técnicas de combate à erosão: queimadas, curvas de nível.
(  v  ) Um solo, para ser considerado fértil, precisa conter, entre outros componentes: húmus, água, areia, argila e ar.
(  v  ) O uso inadequado do solo leva a uma diminuição na produção de alimentos.
(  f   ) Os agrotóxicos usados contra insetos são chamados herbicidas.
(  v  ) A queimada também libra na atmosfera gases que poluem o ar e prejudicam a saúde humana.
(  v  ) A criação de gado também pode prejudicar o solo.
(  f   ) Solo que tem minhocas não é um solo fértil, pois, elas contaminam o solo com as fezes.

8) Associe, os termos com as características correspondentes:
(a) Solo humífero                  (b) Solo argiloso                  (c) Solo arenoso.

a) (   c  ) É muito permeável a água.
b) (   a  ) É bastante fértil.
c) (   b  ) Retém água ficando encharcado.

9) Cite técnicas de cultivo que diminuem  a erosão do solo.
R. terraços, curva de nível, rotação de cultura.

10) O agricultor mostrado na imagem abaixo deseja usar técnicas menos agressivas ao ambiente:
Ajude o agricultor fazendo um traço ligando-o às técnicas mais adequadas.


Resposta: plantação em curvas de nível, adubo orgânico, quebra ventos, plantação em terraços e rotação de culturas.
Para você saber mais sobre solo assista o vídeo SOLO.
https://youtu.be/U6HHExkz2QA

Exercícios sobre relações ecológicas 6º e 7º anos ciências fundamental.

1) Complete:
a) Relação entre espécies diferentes na qual o benefício de uma implica caça e morte da outra.
___________________________________. predatismo

b) Relação harmônica na qual uma espécie beneficia e a outra não sofre nada.
___________________________________. comensalismo

c) Organismo formado pela associação entre algas microscópicas e fungos.
___________________________________. líquens

d) Associação benéfica obrigatória entre espécies distintas.
___________________________________. mutualismo

e) Tipo de associação da qual a pulga e o carrapato são exemplos típicos.
___________________________________. parasitismo

2) Assinale V se a afirmativa for verdadeira e F se for falsa:
a) (  f  ) O gafanhoto é um parasita de plantas.
b) (  v  ) O parasita retira alimento do hospedeiro.
c) (  v  ) A relação entre abelhas e flores é protocooperação.
d) (  v  ) Mutualismo é o tipo de relação entre o boi e as bactérias que vivem no seu estômago.
e) (  v  ) No predatismo, o predador caça e mata a presa, para se alimentar.

3) Relacione as duas colunas:
(a) predatismo                         (  f   ) caranguejo paguro e anêmona-do-mar
(b) parasitismo                        (   e  ) algas e fungos
(c) comensalismo                    (   a  ) pássaro e gafanhoto
(d) inquilinismo                        (  b  ) lombriga e ser humano
(e) mutualismo                        (   d  ) orquídeas e árvores
(f) protocooperação                (   c  ) rêmora e tubarão

4) Assinale com x a alternativa correta:
a) Abelhas, carrapato e formigas são seres respectivamente:
(  x  ) sociais, parasitas e predadores.
(      ) parasitas, sociais e parasitas.
(      ) sociais, parasitas e parasitas.
(      ) predadores, sociais e parasitas.

b) A relação entre as epífitas como as bromélias, orquídeas e as árvores é de:
(      ) sociedade.
(      ) comensalismo.
(  x  ) inquilinismo.
(      ) parasitismo.

c) A relação entre gafanhotos e plantas é de:
(       ) parasitismo.
(   x  ) predação.
(       ) protocooperação.
(       ) mutualismo.

d) Entre a pulga e o cachorro existe uma relação de:
(       ) mutualismo.
(       ) comensalismo.
(       ) inquilinismo.
(   x  ) parasitismo.

5) Responda:
a) Por que as queimada provocam sério desequilíbrio nas florestas?
 R. Porque provoca a morte dos seres decompositores que ali vivem, elas diminuem a fertilidade do solo e a biodiversidade que nele existe.

b) Qual a relação existente entre as corujas que matam os ratos para se alimentar?
R. Predatismo

c) O que é lombriga?
R. É um tipo de verme que pode parasitar o ser humano.

d) Onde podemos encontrar os líquens?
R. Os líquens podem ser encontrados sobre troncos de árvores ou sobre rochas.

e) Gafanhotos são insetos que se alimentam de plantas, Se não houvesse pássaros e outros consumidores de gafanhotos, a população desses insetos aumentaria demais, ameaçando plantações
.


A relação entre gafanhotos e pássaros é de:
a) parasitismo.
b) predatismo. x
c) protocooperação.
d) mutualismo.

Execícios sobre bactérias 7º ano ciências fundamental.

1) É uma doença bacteriana:
A) tuberculose.
B) sarampo.
C) gripe.
D) sapinho.

2) Assinale a alternativa que se refere a nutrição das bactérias:
A) Nenhuma espécie é capaz de realizar fotossíntese.
B) Não atacam matéria orgânica em decomposição.
C) Há bactérias fotossintetizantes.
D) Nenhuma bactéria é parasita.

3) As cianobactérias.
A) são autótrofas.
B) são pluricelulares.
C) são heterótrofos.
D) não pertencem ao reino Monera.

4) As bactérias:
A) nunca são parasitas.
B) nunca são saprófitas.
C) nunca são unicelulares.
D) podem ser autótrofas e heterótrofos parasitas.


Responda:
5) Quais são os seres representantes do reino Monera?

6) O que são bactérias patogênicas?

7) Cite características dos organismos do reino Monera.

8) Qual a importância econômica das bactérias?

9) Cite laticínios que utilizam certos tipos de bactérias na fabricação.

10) Onde podemos encontrar os representantes do reino Monera?

11) Assinale V para verdadeiro e F para falso.

a) (      ) As bactérias são seres microscópicos de composição muito simples:
b) (      ) Fazem parte do reino Monera as bactéria e as cianobactérias.
c) (      ) Uma das principais características dos seres desse reino é serem pluricelulares.
d) (      ) As bactérias são classificadas de acordo com a presença de flagelos.
e) (      ) Os bacilos são semelhantes a bastões.
f) (      ) Apesar de unicelular as bactérias também podem existir em grupos chamados colônias.
g)(      ) Os moneras são encontrados somente no ar.
h)(      ) As bactérias também têm importância econômica, pois realizam processos químicos que permitem a produção de alimentos.
i) (       ) As bactérias patogênicas são aquelas que causam doenças como a tuberculose.
j) (       ) O tétano é causado por um vibrião.
k)(       ) Junto com os fungos, as bactérias atuam como decompositores nas cadeias alimentares.

12) As formas das bactérias podem variar. Nas imagens a seguir vemos as formas mais comuns.
Relacione cada forma a sua característica.

a) (      ) Forma espiralada.
b) (      ) Forma semelhante à vírgula.
c) (      ) Forma semelhante a bastões.
d) (      ) Forma arredondada.

Confira mais informações assistindo o vídeo REINO MONERA

Gabarito:
1) a
2) c
3) a
4) d
5) bactérias e cianobactérias
6) são aquelas que causam doenças
7) são unicelulares, não tem a membrana 
separando o material genético do citoplasma, 
são autótrofos, mas a maioria é heterótrofos.
8) auxiliam na fabricação de alimentos, na adubação
verde, na engenharia genética, e de grande 
importância ecológica como decompositoras.
9) iogurte, queijo
10) são encontrados em ambientes variados, solo 
úmido, rochas, troncos de árvores, na água doce e 
salgada, vivendo nos seres vivos e no ar.
11) a(v).  b(v), c(f). d(f) e(v) f(v) g(f) h(v) i(v) j(f) k(v)
12) a) espirilos;   b) vibriões;     c) bacilos;        d) cocos

Exercícios sobre ar (atmosfera) 6º ano ciências fundamental

1) Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada gasosa que envolve a Terra é chamada:
a) hidrosfera.
b) atmosfera.
c) biosfera.
e) litosfera.
R. b

2) Sem a atmosfera não existiria vida no planeta. Ela:
a) fornece gás carbônico para a respiração dos seres vivos.
b) não torna possível o voo de certos animais e aviões.
c) intensifica os efeitos dos raios solares sobre a Terra.
d) contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem a vida.
R. d

3) É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorre as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo texto;
a) Estratosfera.
b) Ionosfera.
c) Troposfera.
d) Mesosfera.
R. c

4) Responda:
a) O que é ar rarefeito?
R. É o ar que apresenta pequena concentração de gases.

b) Por que alpinistas devem sempre que for escalar grandes altitudes levar suprimento de oxigênio?
R. Porque a medida que aumenta a altitude o ar trona-se cada vez mais rarefeito.

c) Qual a importância da camada de ozônio para os seres vivos?
R. A camada de ozônio absorve parte dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. Essa absorção é muita importante para a vida na Terra, poque os raios ultravioleta podem provocar danos aos seres. 

d) Cite o nome das cinco divisões da atmosfera.
R. Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.

e) Como a atmosfera protege a Terra?
R. Ela funciona como uma barreira ou filtro protetor contra vário tipos de radiações perigosas que provêm do espaço. Além disso, ela desvia e queima muitos meteoritos, impedindo que eles atinjam a superfície terrestre. Esses corpos, entra na atmosfera com uma velocidade, sofrem atrito contra o ar e acabam se desintegrando.

f) O que pode ocorrer na Terra, com a diminuição da camada de ozônio?
R. Um aumento da incidência de raios ultravioleta nas regiões do planeta que pode provocar nos seres humanos, aumento no número casos de câncer e de doenças dos olhos, entre outros problemas.

g) O que são substâncias clorofluorcarbonos ou CFCs?
R. São gases, formados pela combinação de átomo de carbono, (C), flúor (F) e cloro (Cl), passaram a ser usados em sprays (aerossóis) de inseticidas, desodorantes e outros. 

h) Na termosfera existem muitas partículas carregadas de eletricidade, chamadas íons. Qual a importância desses íons, para os interesses dos seres humanos?
R. Essa camada é capas de refletir ondas de rádio. Assim uma transmissão de rádio pode ser emitida para o espaço.

5) Relacione a I coluna de acordo com a II.
I coluna
a) Troposfera
b) Estratosfera
c) Mesosfera
d) Termosfera
e) Exosfera

II Coluna
(  e ) É a última camada atmosférica, onde o ar é extremamente rarefeito. É o limite, a fronteira entre a atmosfera e espaço cósmico, ou sideral, onde não existe ar.
(  d ) É nessa camada que ocorre a aurora austral, fenômeno luminoso avistados na Terra nas regiões próximas aos polos Norte e Sul.
(  a ) É nessa camada que formam os fenômenos meteorológicos como, chuvas, tempestades, neve, vento, raios e outros.
( ) Camada que existe maior concentração de um gás transparente chamado ozônio (fórmula química: O3).
(  c ) Ocorrem nessa camada temperaturas muito baixas, chegando a -120 ºC.

6) Assinale V nas afirmativas verdadeiras é F nas falsas.
a) (  v  ) A atmosfera torna possível o voo de certos animais e dos aviões.
b) (  v  ) A atmosfera ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra.
c) (  f   ) A atmosfera pode ser dividida em três camadas somente.
d) ( v  ) A maior parte dos gases da atmosfera concentra-se nos primeiros 20 quilômetros acima da superfície do planeta.
e) ( f  ) É também da Estratosfera que os seres clorofilados retiram o gás carbônico realizando a fotossíntese.
f) (  v  ) Na estratosfera que existe maior concentração de gás ozônio.
g) (   ) O gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio (fórmula química; H2).

7) O esquema a seguir mostra o espaço que o ar ocupa desde o solo. Lembrando que, a camada de ar é transparente.



Observando o esquema podemos julgar certo que;

a) próximo da superfície da Terra, as moléculas dos gases do ar ficam muito afastadas.
b) próximo da superfície da Terra, as moléculas dos gases do ar ficam mais próximas umas das outras. x
c) a medida que aproximamos da superfície da Terra, o ar vai se tornando cada vez mais rarefeito.
d) a medida que nos afastamos da superfície da Terra o ar vai se tornando cada vez mais concentrado.

Exercícios sobre ecologia 6º ano ciências fundamental.

1) Em que período do dia os mosquitos são mais ativos?
Por que os mosquitos nos incomodam?
R. os mosquitos são mais ativos na parte da tarde.
Nos incomodam porque sugam nosso sangue.

2) De onde vem os gases responsáveis pelo efeito estufa?
R. São gases originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, óleo, diesel, carvão mineral gás natural), da queima de lenha e álcool e das queimadas de florestas e matas.

3) O que são seres produtores?
R.Seres que obtêm a energia de que necessita para manter suas atividades vitais através da fotossíntese exemplo as plantas e as algas.

4) O que são seres consumidores?
R. são seres vivos que não são capazes de produzir, no seu próprio organismo, alimento, obtendo-o através ou não de outros seres vivos exemplo, o próprio ser humanos.

5) O que são decompositores?
R. seres que obtêm energia através se sua ação sobre a matéria orgânica exemplo, fungos e bactérias.

6) O que são seres consumidores herbívoros.
R. Que comem plantas (por exemplo o boi);

7) O que são seres consumidores carnívoros?
R. Que se alimentam de animais (exemplo: o leão);

8) O que são seres consumidores onívoros?
R. Que se alimentam de plantas, animais, fungos e algas (exemplo: o chimpanzé);

9) O que são cadeias alimentares?
R. O deslocamento feito pela matéria e energia nas relações alimentares estabelecidas entre os organismos nos ambiente.

10) O que é desequilíbrio ambiental?
R. É quando fatores causam alterações nos elos das cadeias alimentares, alterando todo o resto. Exemplo, a morte de um tipo de organismo altera a vida dos outros, e as consequências são imprevisíveis.
11) O que são fatores abióticos?
R. Todos os elementos que têm relação com os seres vivos, água, solo, ar, luz etc.

12) O que são fatores bióticos?
R. São os elementos diretamente relacionados aos seres vivos, e também influenciam o ambiente.

13) Como os insetos colaboram para a reprodução das plantas?
R. Eles se alimentam de néctar das flores. Enquanto se alimentam, muitos grãos de pólen grudam no corpo do inseto e ele acaba por levar de uma flor para outra, graças ao transporte do pólen, as flores são fecundadas.

14) Quem fabrica o alimento que sustenta uma cadeia alimentar?
R. Os produtores, plantas e algas.

15) Escreva a cadeia alimentar de cada um dos conjuntos a seguir:

a) sementes      cobra          ave             gavião
semente ---------> ave --------> cobra ---------> gavião

b) grilo           lagarto          coruja            folha
folha --------> grilo --------> lagarto --------- coruja

c) inseto           pássaro           vegetal       cobra
vegetal --------> inseto ---------> pássaro --------> cobra

d) raposa           planta             galinha 
planta -------> galinha --------raposa

15) Você já viu o organismo da foto na natureza?
Resposta pessoal.
                       
a) O que você sabe sobre ele?
Resposta pessoal

b) Qual o nome dele?
R. cogumelo

c) Se não houvesse esses organismos, que problemas poderiam existir?
R. Poderia comprometer a decomposição da matéria orgânica. Cadáveres e lixo iriam se acumular e as plantas ficariam sem diversos minerais necessários para sua sobrevivência. Observação, a decomposição também é feita pelas bactérias.

d) Como ele é conhecido popularmente?
Resposta pessoal.

e) Cite outros exemplos que pertence ao seu grupo.
R. mofo ou bolores, orelha-de-pau, levedos, fermentos, trufas e cogumelos.

Exercícios sobre as propriedades do solo 6º, 9º ano ciências fundamental...

1) O que é solo?
R. O solo é a camada mais externa da crosta terrestre e é onde se desenvolvem os vegetais onde construímos nossas casas.

2) Indique fatores que prejudicam o solo.
R. Queimadas, adição de poluentes (lixo, inseticidas) desmatamentos, monoculturas e outros.

3) O que se entende por erosão do solo?
R. Erosão significa desgaste. A erosão do solo é, portanto, um processo de desgaste, de destruição principalmente pela ação intensa das águas e do vento.

4) O que são voçorocas?
R. voçorocas são profundas fendas irregulares que se ampliam continuamente e acabam destruindo tudo em seu caminho.

5) O que é monoculturas?
R. Prática que consistem em plantar uma mesma cultura sempre na mesma área. Ao longo do tempo ocorre o empobrecimento do solo, que diminui, gradativamente, a produtividade das culturas. Essa prática provoca também o aparecimento de doenças, pragas e plantas daninhas.

6) Quais as vantagens da rotação de cultura?
R. A rotação de cultura é uma forma de melhorar a fertilidade do solo, combater pragas e doenças e elevar a produtividade. Esse processo consiste em alterar, anualmente , o tipo de planta que será cultivado em determinado local: a cada época de plantio, na área em que se plantava determinada espécie de planta-se outra no lugar.

7) O que são adubos naturais?
R. A adubação natural ou orgânica, é feita com restos de folhas, alimentos e esterco (fezes de animais), que ao se decompor, devolvem para a Terra nutrientes importantes para o desenvolvimento de vegetal.

8) Qual a importância das minhocas para o solo?
R. Escavando canais subterrâneos, as minhocas melhoram a permeabilidade e o arejamento do solo, permitindo que as raízes recebam mais água, além de oxigênio para sua respiração. Ao defecar grandes quantidades de terra ingerida com restos de folhas, as minhocas melhoram também a granulação do solo e acrescentam lhe boa quantidade de nutrientes.

9) O que é húmus?
R. É a camada superficial do solo das florestas, formado por grande quantidade de restos de animais e vegetais.

10) O que são fertilizantes?
R. Adubo ou fertilizante químico são sais minerais extraídos de minerais ou produzidos industrialmente. São em geral, uma mistura de sais dos principais nutrientes necessários às plantas: nitrogênio, potássio e fósforo, entre outros.

11) Quais os prejuízos provocados pelo uso indiscriminado de inseticidas?
Podem eliminar insetos úteis, como os que fazem a polinização, e os predadores que se alimentam dos organismos que atacam as plantações, o número de insetos resistentes a esses produtos tende a aumentar.

12) O que é herbicida?
R. São agrotóxicos usados contra ervas daninhas, que são plantas que nascem no meio dos vegetais cultivados é prejudicam seu crescimento.

13) A prática de queimadas é vantajosa para o solo?
Não; resposta esperada

14) Como ocorre o assoreamento dos rios?
R. Ocorre pelo acumulo de materiais arrastados, normalmente pelas águas, em locais mais baixos, como rios, lagos, córregos e açudes. Pode chegar a impedir o curso de rios e córregos.

15) O que é solo argiloso?
R. São solos compactos em que predominam as pequenas partículas de argila. São poucos permeáveis e a água empoça neles. Por essa rasão são recomendados para a agricultura, sempre e quando a região não for muito chuvosa.

16) Relacione o tipo de erosão a um dos agentes:
a) erosão fluvial
b) erosão eólica.
c) erosão glacial.
d) voçorocas.

(  d  ) causadas por enxurradas..
(  b  ) provocada pelo vento.
(  a  ) causada por um rio.
(  c  ) causada pelo gelo.

17) Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
(  v  ) O empobrecimento do solo pode resultar das monoculturas.
(  v  ) Um solo malconservado, desmatado, com péssimas condições para o crescimento dos vegetais, pode sofrer forte erosão ou desgaste.
(  f   ) Erosão significa conservação do solo.
(  f   ) A erosão eólica é provocada pelo gelo.
(  v  ) As queimadas prejudicam o solo.
(  v  ) Num terreno em declive, o plantio deve ser feito em curva de nível.
(  v  ) Um solo fértil deve conter areia, argila e humo em determinadas proporções.
(  v  ) Um solo bem formado apresenta uma parte sólida, uma parte líquida e uma parte gasosa.

18) Cite tipos de plantas que podem ser cultivadas em:
a) Jardins. ________________________________________________
_________________________________________________________
Resposta pessoal

b) Hortas _________________________________________________
_________________________________________________________
Resposta pessoal

c) Pomares _______________________________________________
_________________________________________________________
Resposta pessoal

d) Campos (roças) __________________________________________
_________________________________________________________
Resposta pessoal
Para você saber mais sobre o solo assista o vídeo SOLO.
https://youtu.be/U6HHExkz2QA

Exercícios sobre a água 6º ano ciências fundamental.

1) Em algumas situações, além da filtragem, a água para beber ou para lavar alimentos, louças e talheres também precisa ser fervida ou clorada, isto é tratada com produtos à base de cloro. Esse tratamento é obrigatório quando a água:

a) vem de uma estação de tratamento.

b) foi analisada em laboratórios.

c) não vem de uma estação de tratamento.

d) é considerada de boa qualidade para consumo.
Resposta: c

2) A produção de água potável é cara: a água dos rios ou de outras fontes precisa passar pelas estações de tratamento e depois ser distribuída para a população. Por isso todos devemos procurar economizar. Julgue uma medida que devemos tomar para evitar o desperdício desse precioso líquido.

a) Deixar torneiras abertas sem necessidade.

b) Não ligar para vazamentos ou torneiras pingando.

c) Deixar as torneira aberta enquanto escova os dentes.

d) Ficar no banho somente o tempo necessário.
Resposta d

3) Quando se mistura um pouco de sal na água, tem a impressão de que ele, o sal, desapareceu. Esse tipo de mistura, em que uma substância se dissolve em outra, é chamada:

a) suspensão.

b) solução.

c) destilada.

d) heterogênea.
Resposta: b

4) Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
a) ( ) em nosso planeta encontramos água nos três estados físicos: estado líquido, estado solido, estado gasoso.
b) ( ) Cerca de 3/4 da superfície da terra é coberta por água.
c) ( ) A passagem da água ou de qualquer outra substância do estado líquido para o estado gasoso é chamada fusão.
d) ( ) A água dos oceanos é salgada: contem muito sais minerais. Um deles é o cloreto de sódio.
e) ( ) Um dos fatores que possibilitam o surgimento e a manutenção da vida na Terra é a existência da água.
f) ( ) Nas plantas, a água participa, por exemplo, somente da fotossíntese.
g) ( ) A excreção necessita da água para eliminar resíduos das células, ou seja transportar para fora do corpo as substâncias que devem ser eliminadas.
a(v)     b(v)      c(f)     d(v)   e(v)      f(f)      g(v)

5) A água que brota das fontes do subsolo chama-se
a) água mineral.

b) água destilada.

c) água pura.

d) água potável.
Resposta: a

6) Considerando as características da água potável, é incorreto afirmar que ela é
a) destilada.

b) insípida.

c) inodora.

d) incolor.
Resposta: a

 Responda: 
1) De onde vem a água que consumimos?
Resposta esperada; mananciais, rios, represas, poços artesianos e outros.

2) Você concorda que existe muita água no planeta?
Resposta pessoal

3) Quais as formas que a água se apresenta?
Resposta: líquida; água da torneira em temperatura ambiente
sólida; nas geleiras, neve ou granizo.
gasosa; vapor de água na atmosfera.

4) Em qual dessas formas encontramos a água com mais frequência?
Resposta: é muito comum encontrarmos a água na forma líquida, sólida ou mesmo gasosa.
Dependendo da região em que nos encontramos.

5) A água é visível nessas três formas? Explique.
Não. a água na forma gasosa não é visível. O vapor de água é invisível.

6) De onde vem a chuva?
Resposta: Sob a ação dos ventos e dos raios solares, a água dos rios, lagos e oceanos evapora. O vapor de água sobe e, ao encontrar camadas frias na atmosfera, condensa-se e forma nuvens. As nuvens são compostas de uma grande quantidade de gotículas de água. A água presente nas nuvens precipita-se sobre a superfície na forma de chuva, neve ou granizo.

7) Para onde vai a água?
Resposta: Parte da água que cai no solo torna a evaporar, outra parte escorre atingindo os rios e os mares. Uma certa quantia infiltra na terra formando os aquíferos subterrâneos.

8) Por que as roupas que colocamos no varal secam?
Resposta: Porque com a ação do sol e do vento a água presente na roupa se transforma em vapor deixando a roupa seca.

9) As roupas colocadas no varal secam mais rápidas, esticadas ou dobradas?
Resposta: esticadas. Um dos fatores que determina a velocidade de evaporação de um líquido é a superfície de contato com o ar. Quanto maior a superfície de contato maior a velocidade da mudança de fase.